Segunda, 25 de Outubro de 2021 15:06
-
Blogs e Colunas PIAUÍ

Manutenção de Aeroportos do Piauí

Você sabia que as cidades de Floriano, Picos e São Raimundo Nonato possuem aeroportos? Se você é da região, provavelmente, saberá disso. Mas essa é uma informação que poucos conhecem.

15/07/2021 19h44 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Manutenção de Aeroportos do Piauí

 

O que menos gente sabe ainda é que o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Transportes, mantém esses aeroportos e quanto é gasto anualmente para mantê-los.

De 2017 a 2020, o Estado do Piauí gastou mais de R$ 16,5 milhões para manter os aeroportos dessas cidades por meio de um contrato firmado com a empresa de administração aeroportuária ESAERO Airports.

Confira o gasto anual com a manutenção dos quatro aeroportos:

Como se observa no gráfico, em 2020, o custo de manutenção desses aeroportos mais que dobrou, saindo de 2,8 milhões em 2019 para 7,1 milhões em 2020. Qual foi o motivo para tanto acréscimo nessas despesas? Considerando que esses aeroportos quase não recebem passageiros, o que houve de excepcional?

Agora, você sabia que nenhum desses aeroportos atualmente recebe voos comerciais? Aliás, há pelo menos 4 anos o Aeroporto de São Raimundo Nonato não recebe passageiros procedentes de voos comerciais. Não tenho informação de que Picos e Floriano receberam algum dia passageiros nessa modalidade de voo.

Pesquisando nos sites das principais companhias aéreas nacionais (Gol, Azul, LATAM), a maneira mais fácil de acessar São Raimundo Nonato é voando para Petrolina - PE, alugar um carro e percorrer mais 304 km de estrada. Isso até mesmo para quem sai de Teresina. Em uma consulta feita hoje, encontramos que uma passagem de Teresina para Petrolina custa R$ 2.290,00, com uma conexão em Recife (saindo de Teresina dia 30/07 e retornando dia 03/08).

Atualmente, esses aeroportos ou pistas de pouso servem principalmente para recebimento de voos particulares. Agora, se a finalidade é essa, precisamos empregar tanto dinheiro do pagador de impostos nesses elefantes brancos? Como incentivar o turismo com um valor tão alto para se visitar o maior acervo histórico do Piauí saindo de nossa capital? Por que não empregar esses recursos na melhoria de nossas estradas? Qual a realidade social que esses gastos têm ajudado a transformar?

Esse gasto de 16,5 milhões nos últimos anos, por exemplo, é maior que todo o orçamento destinado à atividade cultural no orçamento do Estado em 2021 (13,3 milhões).

Estou citando apenas as despesas com manutenção. Os dados da construção dos aeroportos não foram encontrados, mas serão solicitados à Controladoria Geral do Estado do Piauí.

O Estado deveria passar esses aeroportos para a iniciativa privada e criar mecanismos de incentivo à competitividade. Mas sabe qual o problema? Ninguém da iniciativa privada irá se interessar por um aeroporto que não funciona. Os particulares não irão investir para levar passageiros a lugares que, embora detenham exuberantes centros históricos, não oferecem infraestrutura e logística para atrair turistas.

Como resultado do atraso em que vivemos, o Piauí não atrai capitais e temos que bancar algo que hoje tem pouca utilidade social.

Você, leitor, está satisfeito com a aplicação do seu dinheiro na manutenção de aeroportos que não incentivam o turismo e o desenvolvimento da região?

Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do Custo Piauí.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
O Investigador Social
Sobre O Investigador Social
Saudações, piauienses. “O Investigador Social” é uma coluna publicada às quintas-feiras no Custo Piauí para mostrar ao cidadão piauiense, de forma bem simples, como os recursos do orçamento público são utilizados (mal utilizados) para acentuar desigualdades e manter privilégios em nosso Estado, apresentando despesas absurdas realizadas com nosso dinheiro e tentando mostrar como esses valores poderiam ser aproveitados para, de verdade, melhorar a vida das pessoas.
Teresina - PI
Atualizado às 14h41 - Fonte: Climatempo
37°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 35°

41° Sensação
9 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias