Segunda, 25 de Outubro de 2021 12:45
-
Blogs e Colunas PIAUÍ

Por que o Piauí tem a gasolina mais cara do Brasil ?

Onde está o problema ? Piauí, Brasil ou mundo ?

17/09/2021 00h00 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Por que o Piauí tem a gasolina mais cara do Brasil ?

 

 O preço da gasolina já aumentou em cerca de 30% desde o início do ano e Teresina tem a gasolina mais cara do Brasil, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), em pesquisa realizada no início de setembro.

O primeiro ponto a se considerar é que a culpa não está fora do Brasil, pois o preço do barril de petróleo está longe de sua máxima histórica. Ou seja, não há escassez do petróleo, a pandemia não influenciou no preço do barril. Se o preço subiu em determinada moeda, o problema é da própria moeda.

Alguém agora poderia pensar que a Petrobras deveria vender num preço inferior já que ela extrai o petróleo, porém ela é exportadora e importadora de petróleo, se vender no Brasil a um preço menor que é comercializado fora, vai à falência e quem paga a conta quando uma estatal vai à falência é o pagador de impostos (eu e você). Ou se o governo decidir subsidiar o preço o preço do barril vendido aqui quem novamente vai pagar a conta é o pagador de impostos, não existe mágica, o dinheiro tem que vir de algum lugar e ele vem dos nossos impostos.

Além disso, quase todo o refino do nosso petróleo é feito pela Petrobrás, praticamente não existe concorrência, esse oligopólio também é responsável pelo preço da nossa gasolina. E se o governo decidir tabelar o preço, é aí que não teremos concorrência mesmo, pois nenhuma empresa vai ter interesse em ter preço tabelado para refinar o petróleo.

Outro ponto importante é a participação do etanol na composição da nossa gasolina (27%). O preço do etanol aumentou a nível internacional, as vendas se desviaram pro mercado externo, consequentemente provocando escassez e aumentando o preço aqui. Além disso, a estiagem também provocou escassez da cana-de-açúcar, ajudando nesse aumento do etanol.

Indo direto ao ponto, o principal motivo da subida do preço da gasolina é a desvalorização do real. A taxa de juros (SELIC) artificialmente baixa associada à expansão monetária para financiar o aumento de gastos (devido à pandemia e suas medidas restritivas) provocou a desvalorização do real, nossa moeda foi a sexta que mais se desvalorizou em 2020 e continua perdendo valor em 2021.

Agora voltando para a pauta local, o que tem no Piauí que deixa a gasolina mais cara ainda?

O ICMS do Piauí não aumenta em percentual desde 2017, mas é o segundo mais caro do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Seu valor não aumentou em percentual, mas aumentou no valor absoluto cobrado, já que é ele é calculado através a partir do PMPF (Preço médio ponderado a consumidor final), que é avaliado a cada 15 dias.

O fato de não termos porto, deixa o transporte mais caro, pois somos dependentes de rodovia e ferrovia. Ademais, o péssimo estado das nossas estradas aumenta o custo do transporte e valor que será vendido ao consumidor final. A falta de infraestrutura do Piauí encarece nossos produtos.

Portanto, o mais importante é a valorização do real para que o preço da gasolina melhore. Claro, óbvio e evidente que qualquer redução de imposto é benéfica, ajuda bastante, quanto menos imposto, melhor. Mas sem a devida valorização do real, é enxugar gelo, de nada adianta, é só um paliativo.

Wallace Miranda
Médico, Empreendedor, Professor da UFPI e Ex-Presidente do Partido Novo-PI

Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do Custo Piauí.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Wallace Miranda
Sobre Wallace Miranda
Médico, Empreendedor, Professor da UFPI e Ex-Presidente do Partido Novo-PI
Teresina - PI
Atualizado às 12h11 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 35°

37° Sensação
13 km/h Vento
53% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias