Segunda, 25 de Outubro de 2021 12:47
-
Blogs e Colunas PIAUI

Quem?

Quem poderia imaginar o caos que se passa no transporte público de Teresina? Quem poderia imaginar que o calendário de vacinação na capital do Piauí seria tão enrolado? Quem poderia imaginar uma cidade com a criminalidade em ascensão?

17/09/2021 00h05
Por: Redação
Quem?

 

Mas veja pelo lado positivo, cidadão teresinense, a gasolina anda muito cara. A política econômica do governo federal não tem logrado sucesso e, como agravante, ainda pagamos o maior ICMS do Brasil. No entanto, é você quem precisa entender que na verdade este momento é uma grande oportunidade

Talvez você não precise pegar ônibus. Talvez isso seja parte do plano do governo estadual em parceria com a prefeitura de Teresina e o Coldplay, aquela banda de rock blasé com visual cafona que vai plantar uma árvore para cada CD vendido. Nosso governador anunciou em primeira mão que vai unir os esforços. Já pensou se tudo isso é parte do plano estratégico?

Agora o Teresinense pode finalmente aderir ao “carpool”, um sistema de caronas para economizar combustível e ajudar o meio ambiente. Sem falar nas bicicletas. Sim, eu sei que a cidade não tem ciclovias decentes, mas você ainda pode fazer aquele passeio na Raul Lopes ao final da tarde.

Andar a pé também não é má ideia, ajuda na saúde e pode dar aquele UP no seu coração. Todos esses benefícios ainda evitam a superlotação das filas de exames de hospitais, pois todo esse esforço físico reduz a quantidade de doenças crônicas na população. E, como você sabe, nosso prefeito é médico. Sim, ele é Doutor e além de tudo uma grande Pessoa, logo não é à toa que suas políticas sempre resultem em algum benefício para o povo da capital mais quente do nordeste.

Se não está convencido, basta olhar o exemplo das vacinas. O governo criou diversos grupos especiais, como pastores, líderes religiosos, jornalistas, bancários, taxistas, músicos, comunidades terapêuticas, oficiais de justiça, serviço social, correios, mototaxistas, conselheiros, secretários do governo, serviço postal. Esqueci algum? Não quero correr o risco de ser injusta.

Há quem diga que isso tudo foi feito apenas pensando em eleições, mas é coisa de pessimista que não conhece aquela suposta frase de Jean Paul Sartre: “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.

Certamente, a essa altura do texto você deve ter se perguntado sobre a criminalidade. Será que tem como isso ser bom? Ora, é lógico que tem! E já que estamos familiarizados com citações filosóficas de alto nível, então por que não explicar o fenômeno sob a ótica de uma grande pensadora nacional?

Em seu texto sobre a “Lógica do Assalto”, publicado no blog da Revista Cult, Marcia Tiburi nos convida a refletir sobre as causas da criminalidade. Segundo a filósofa, existe uma lógica no assalto, pois “alguém tem aquilo que eu não tenho e que eu preciso”. Assim, faria sentido roubar, pois é tudo parte da disfuncionalidade do sistema capitalista, que nos torna tão desiguais.

É por isso que os governantes piauienses acertam mais uma vez diante do descaso com a segurança pública do estado. A verdade é que estão apenas deixando agir a distribuição natural de renda. De quebra, ainda economizam o dinheiro público, que pode ser melhor usado para o pagamento dos salários dos nossos políticos, das verbas de gabinete e dos benefícios pagos aos seus comissionados pelo grande esforço em pensar o desenho das políticas públicas com tanta destreza.

Mas e aí? De que lado você está? Dos rancorosos que estão sempre reclamando do governo ou dos otimistas bem pagos?

Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do Custo Piauí.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mayra Regina
Sobre Mayra Regina
Desde 1996 fazendo mau uso das palavras. Gosto de café, mercado financeiro e gestão urbana.
Teresina - PI
Atualizado às 12h46 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 35°

37° Sensação
9 km/h Vento
53% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias