Terça, 03 de Agosto de 2021 18:42
-
Blogs e Colunas MP-PI

O óbvio também precisa ser dito

Há coisas que já estamos carecas de saber. Quem é que não sabe que política e transparência precisam andar juntas? Ou que precisamos ouvir quem pensa diferente?

14/06/2021 11h02
Por: Redação
O óbvio também precisa ser dito

 

Há coisas que já estamos carecas de saber. Quem é que não sabe que política e transparência precisam andar juntas? Ou que precisamos ouvir quem pensa diferente?

São frases, ideias e pensamentos que estão na ponta da língua. Mas se é tão simples, porque é que é tão negligenciado?

Quem acompanha o trabalho do Custo Piauí sabe da dificuldade em conseguir que alguns órgãos da administração pública liberem informações que deveriam estar ao alcance de qualquer cidadão que deseje acompanhar o que acontece com seu dinheiro.

Em um episódio mais recente, candidatos à Procuradoria Geral Justiça (chefe do Ministério Público) ignoraram os convites da plataforma Custo Piauí para debater propostas para o Estado. O debate iria desde algumas sugestões de membros do próprio MP, até a garantia de maior independência política do membro titular do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Por que é, então, que repetimos tantas vezes a importância de se trabalhar em favor da sociedade e da transparência como um pilar da administração pública, mas presenciamos diariamente inúmeros episódios que divergem profundamente desses princípios?

Não sei se há resposta única. Os problemas complexos só podem ser entendidos sob a luz de diversos fatores. Mas uma coisa é fato: não se trata de uma negligência ingênua, é algo enraizado na prática da gestão pública do Piauí e do Brasil, marcada pela ineficiência, mau uso do dinheiro público e relações promíscuas entre o público e o privado.

A verdade é que muitas autoridades não se sentem na obrigação de prestar contas e, quando cobradas, muitas vezes interpretam como ataques pessoais ou como uma ousadia absurda.

Vivemos uma relação perigosa de confusão entre público e privado, algo que descamba em casos de corrupção, conivência de algumas autoridades e a leniência para tomar atitudes. Muitos não querem comprometer suas posições e, por isso, evitam se indispor e se desgastar com algum confronto.

Infelizmente, no Brasil, e em especial no Piauí, há uma enorme predisposição de algumas autoridades para usar o poder do Estado em benefício pessoal. Por isso, talvez, haja também uma inclinação natural em evitar se expor ou prestar contas publicamente.

Estamos carecas em saber que administração pública e transparência formam um casamento necessário. Mas, se mesmo assim, existe uma resistência para concretizar um princípio essencial para o exercício da cidadania, então há muito mais necessidade em reafirmar o óbvio do que em dizer o extraordinário.

Os artigos de autoria dos colunistas não representam necessariamente a opinião do Custo Piauí.

 

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mayra Regina
Sobre Mayra Regina
Desde 1996 fazendo mau uso das palavras. Gosto de café, mercado financeiro e gestão urbana.
Teresina - PI
Atualizado às 18h27 - Fonte: Climatempo
32°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 35°

32° Sensação
7 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias